sábado, 1 de setembro de 2007

Tipos de arte que podem ser trabalhados no ensino fundamental

O Ensino Fundamental configura-se como um momento escolar especial na vida dos alunos, porque é nesse momento de seu desenvolvimento que eles tendem a se aproximar mais das questões do universo do adulto e tentam compreende-las dentro de suas possibilidades. Ficam curiosos sobre temas como a dinâmica das relações sociais, as relações de trabalho, como e por quem as coisas são produzidas

Os conteúdos de Arte estão descritos separadamente para garantir presença e profundidade das formas artísticas nos projetos educacionais.

A critério das escolas e respectivos professores, é preciso variar as formas artísticas propostas ao longo da escolaridade, quando serão trabalhadas Artes Visuais, Dança, Música ou Teatr

2.1 - ARTES VISUAIS

As formas das artes visuais são: pintura, escultura, desenho, gravuras, arquitetura, artefato, desenho industrial.

Com o avanço da tecnologia e as transformações atingimos: fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação.

Essas visualidades são utilizadas particularmente, com várias possibilidades de combinações entre imagens, por meio das quais o aluno se expressa, se comunica entre si de diversas maneiras. Cria um universo de exposição, assimila, conhece e atualiza seus trabalhos conforme a necessidade de seus projetos e a sua capacidade de realização, passa a perceber e distinguir sentimentos, sensações.

Por isso, o estudo de artes deve fazer parte dos projetos educacionais, pois favorece a compreensão do aluno e desenvolve suas sensibilidades e afetividades.

Também é necessário considerar as técnicas, procedimentos, informações históricas, as relações culturais e sociais, tudo o que envolve as experiências que darão suportes às representações (conceitos ou teorias) sobre a arte.

A escola deve colaborar para que os alunos passem por essas experiências de aprender, criar, fazer relação entre os elementos como: ponto, linha, plano, cor, luz, movimentos e rítmo, relacionado os materiais às técnicas e às formas visuais dos diversos momentos da história, inclusive os contemporâneos.

As representações transformam-se conforme o desenvolvimento e a dimensão da aprendizagem.

Prática dos alunos nas artes visuais:

- expressão e comunicação (vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos etc).

- criação e construção de formas plásticas em diversos espaços.

- observação e análise nos trabalhos dos colegas.

- materiais e técnicas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argila).

- outros meios à (máquina fotográfica, vídeos, aparelho de computação).

- objeto de apreciação (identificação dos significados expressivos e comunicativos.

- reconhecimento e experimentação de leitura, apresentações nas diferentes culturas e em diversos meios de comunicação da imagem.

- reconhecer e valorizar os sistemas para documentação, preservar e divulgar os bens culturais.

- utilizar as fontes de informações (museu, galerias, oficinas).

“Não tem havido até aqui nenhuma arte. Arte é apenas ato de começas.” (Brancusi, 1927)

Artes visuais são meios de atração dos quais os alunos observam, analisam, criam, expressam e se comunicam com a natureza, com diferentes tipos de imagens, compreende o próprio corpo, os sentimentos afetivos e espirituais, estabelece uma integração harmônica entre o saber e o agir, entre o sentir e o pensar, distingue idéias e qualidades, usa da imaginação para construir o seu mundo.

Através das artes visuais os alunos desenvolvem sua percepção, suas emoções e sua conscientização social.

2.2 - DANÇA

A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer.

A estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento pretendem demonstrar segurança ao movimentar-se, empenham-se na pesquisa do uso do corpo no espaço, nas variantes de peso e velocidade e se articulam com esses conhecimentos. A dança não é linguagem: ela não comunica significados, mas exprime sentidos.

Interessar-se pela dança como atividade coletiva e empenham-se na criação em grupo de forma solidária, é ser capaz de improvisar e criar seqüência de movimentos em grupo, interagir com os colegas, respeitando as qualidades individuais de movimento, cooperando com aqueles que têm dificuldade, aceitando as diferenças, valorizando o trabalho em grupo e empenhando-se na obtenção de resultados de movimentação harmônica, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo professor.

Compreendendo e apreciando as diversas danças como manifestações culturais, o aluno será capaz de observar e avaliar as diversas danças presentes tanto na sua região como em outras culturas, em diferentes épocas.

“A cabeça é uma parte importante do corpo humano, mas só se está em relação orgânica como coração, com o sentimento. Sem esta relação, a cabeça é a fonte de todos os perigos e de todas as corrupções, em todos os terrenos e, portanto, também no da arte.” (Kandinsky)

Sendo assim, são vários os profissionais da dança.

A dança é sempre a criação de uma forma dinâmica (o corpo descreve formas no espaço), as formas de desenvolvem no tempo. Professores de dança permitem ao aluno uma maior sensibilidade para com o mundo em volta de cada um.

2.3 - MÚSICA

Música vem do grego “mousiké” e significa a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido. A música está presente na vida do homem desde seu aparecimento sobre a face da terra. Sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época.

O ensino da música na formação básica recupera lentamente seu espaço graças à articulação de pedagogos e do desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

A LDB 9.394/96, os PCNS e Referenciais Curriculares posteriores a ela instituíram o Ensino das artes e desenvolveram a música (e também o teatro, a dança e as artes visuais) e lhe conferiram o estatus de disciplina.

Nos últimos anos os educadores vêm se rearticulando para mostrar à sociedade a importância da música na formação dos alunos, desde a educação infantil, pois ajuda no desenvolvimento do aprendizado cognitivo, na capacidade lógica, na motricidade, no desenvolvimento estético e na socialização, além de ser um elo entre as diversas manifestações da cultura nacional.

“Cantar em conjunto, achar os intervalos musicais que falem como linguagem, afinar fozes significa entrar em acordo profundo e não visível sobre a intimidade da matéria, produzindo ritualmente, contra todo o ruído do mundo, um som constante (um único som musical afinado) diminui o grau de incerteza do universo, porque insemina nele um princípio de ordem.” (Wisnik, 1989:24)

As canções brasileiras constituem possibilidades para o ensino da música com música e podem fazer parte das produções musicais em sala de aula, permitindo que, o aluno possa elaborar hipóteses a respeito do grau de precisão necessária para a afinação, ritmo, percepção de elementos da linguagem.

O professor deve trazer a música para a sala de aula, oferecendo aos alunos acesso às obras que possam ser significativas para o desenvolvimento pessoal em atividades de apreciação e produção.

2.4 - TEATRO

Desde o tempo de Platão, a arte é considerada como base de toda a educação.

O teatro, como arte foi formalizado pelos gregos, passando das idéias religiosas para o espaço cênico, exigindo a presença do homem de forma complete: seu corpo, seu gesto, sua fala, revelando sua expressão e comunicação.

Cada indivíduo possui seu potencial, compreende e representa uma realidade, organiza seus conhecimentos de mundo e procura se integrar no meio ambiente, assume diversas funções sem perder seu modo de ser, passa gradualmente do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo.

A criança também possui seu potencial e capacidade, juntamente com a prática espontânea vivenciada nos jogos de faz-de-conta.

Dramatizar é uma atividade coletiva em que a expressão individual é acolhida.

O teatro dá oportunidade ao indivíduo de se desenvolver dentro de um determinado grupo social, aprendendo a ouvir, a receber e a ordenar opiniões.

A base de teatro é a experiência de vida.

Os seus conteúdos são a ordem da ação de cada pessoa ou um grupo e a organização das idéias e sentimentos.

No processo de formação da criação o teatro dá oportunidade para que a pessoa se aproprie, crítica e construtivamente, dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade.

No plano individual a criança desenvolve suas capacidades expressivas e artísticas.

No coletivo oferece o exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, aceitações das diferenças, e como resultado adquire autonomia e age sem constrangimento.

No ensino fundamental o aluno desenvolve um maior domínio do corpo, tornando o expressivo. Interprete melhor as palavras, responde com maior facilidade às situações, organiza e domina melhor o tempo.

Cabe ao professor incentivar e colaborar para que a criança se torne consciente das suas ações ao falar, ouvir, ver e observar na prática da liberdade e solidariedade, acompanhando o desenvolvimento da linguagem dramática da criança que gradualmente passa a compreender a atividade teatral como um todo.

“A arte do espetáculo é entre todas as artes e, talvez, entre todos os domínios da atividade humana, aquela onde o signo se manifesta com maior riqueza, variedade e densidade.” (Guinsburg, 1978)

Organizar as aulas numa seqüência, oferecer estímulos por meios de jogos preparatórios, com o intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, apresentar textos dramáticos e fatos para que o aluno adquira uma visão histórica e fazer referência nas suas ações, e apresentando condição de criar situações e palavras é o papel do professor e cabe à escola oferecer espaço para a realização dessas atividades, material básico, embora os alunos geralmente se empenhem em pesquisar e coletar materiais adequados para as encenações.

14 comentários:

Priscila disse...

Olá,

Parabéns!
Muito bom o seu blog. Sou evangelizadora num centro espírita e estou procurando algumas técnicas teatrais para aplicar com as crianças... Gostei muito das informações que encontrei aqui!!!

Abraços fraternos! :D

meu blogger disse...

oi gostei muito das informações que aqui encontrei era exatamente isto que eu procurava .pois a professora pediu todos os tipos de artes e eu ñ sabia o que fazer mas graças ao seu conhecimento eu encontrei muito obrigada ...
não esqueça no dia 12 de agosto é o dia mumndial da arte faça todo que puder para este dia ser um grande dia mostre todo o seu talento pois nós também somos artistas rsrsrs...!
beijos e obrigada....!

Tia Inez (Agora Vovó) disse...

Parabéns!!
Sou coordenadora de um projeto e precisava exatamente dessas informções...Amei encontrar o seu blog...

Unknown disse...

gostei do site muito mas nao era oque eu quero viu priada!!!!!

Unknown disse...

desculpa eu falei mau do seu site mas e o que eu estou procurandom o seu site e munto interesante viu obrigada!!!!!!!!!!!desculpa!!

mary disse...

amei!!! era desse tipo de informaçao que eu precisava bjao e obriga!se vc pudesse mandar para meu imail algumas sujestoes de atividades e te ahradecer muito! pois eu começei a trabalhar com arte esse ano e estou sem sujestoes para o 123ano do ensino fundamenta.des de ja te agradeço muito!mariajmendes@ig.com.br

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OI,
SOU PROFESSORA DE ARTE E FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE AS INDICAÇÕES DE VOCÊS É EXATAMENTE O QUE TENHO TRABALHADO COM MEUS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL. ADOREI O BLOG E AGORA JÁ SEI ONDE PESQUISAR E INDICAR PARA MEUS ALUNOS PESQUISAREM TAMBÉM. BEIJOS...
VEROCILDA MAIA

Unknown disse...

ola. sou professora pela premeira vez de ARTE e graças a DEUS que encontrei algum sobre o assunto..adorei e sempre irei fazer pesquisa aqui..bj Ediane,moro em sereno,Ocara ceara..

ACQUA FITNESS CLUB disse...

Adorei seu Blog.
Parabéns!
Suas informações foram de grande valia, pois vou lecionar pela primeira vez a disciplina de Artes e estava perdida.Bastante claras e estimulante.
Obrigada!
Um forte abraço.

ACQUA FITNESS CLUB disse...

Adorei seu Blog.
Parabéns!
Uma verdadeira aula de Artes.
Pela primeira vez vou lecionar a disciplina de Artes. Como me norteou, pois estava perdida.
Bastante objetivo e claro, explicações maravilhosas e fáceis.
Obrigada!
Um forte abraço.
therezinhalinhares@gmail.com

encantomarajoara disse...

INTERESSANTE, PARABÉNS!
ACHEI EXCELENTE SEU BLOG. VOU MINISTRAR AULAS DE ARTES NO ENS. FUND. E GOSTEI MUITO DAS INDICAÇÕES AQUI OFERTADAS !!!!!!
AGRADEÇO DE MONTÃO,
ABRAÇOS
ELIZETE MORAIS -PONTA DE PEDRAS, MARAJÓ - PARÁ.

12345 disse...

oi ublog é muito bom

lulu e suas informaçoes disse...

bom,parabens pelo seu desempenho...
a arte se localiza em tudo o que o seu blog com tem.