sábado, 1 de setembro de 2007

A arte e o educando

A arte é muito mais do que se pensa que ela seja A arte transcende, atravessa os tempos e se torna algo tão valioso e fantástico para que se possa perceber quanto tempo levou para se formar e adquirir este contexto. A arte está presente na vida do aluno desde o nascimento, com a música, com a cultura do meio carregada de informações sobre o mundo em que se vive.

A cultura visual propõe que as atividades ligadas à Arte possa ir além de pinturas e escultura, incorporando publicidade, objetos de uso cotidiano, o moda, arquitetura, video-clipes e tantas representações visuais quantas o aluno é capaz de produzir. Trata-se de levar o cotidiano para a sala de aula, explorando a experiência dos alunos e a realidade.

Essa “alfabetização” visual dará ao aluno condições de conhecer melhor a sociedade em que vive, interpretar a cultura de sua época e tomar contato com a de outros povos. Mais ele vai descobrir as próprias concepções e emoções ao apreciar uma imagem.

O ponto de partida para quem quer trabalhar com arte é ficar atento no mundo à sua volta, os artístas representam sua época e sua cultura. O aluno também pode ser representante de sua época e cultura.

A educação artística é imprescindível à formação global do ser humano, tendo em vista uma dimensão plena de suas potencialidades e a perspectiva de uma vida mais rica e feliz. Perceber o belo nas suas múltiplas, diversificadas e paradoxais manifestações constitui um desafio dos mais gratificantes na existência humana.

O belo na natureza e o belo na arte se confrontam e se interpretam na sinfonia da vida conduzindo a razão a um questionamento, transcendente e interminável, que se prolonga através da história, suscitando transformações na arte, na filosofia, na ciência e na tecnologia.

A criança e o jovem devem ser conduzidos desde cedo à apreciação da beleza como realidade, na natureza e na arte, para que possam compreender a sua importância e o seu significado na vida e na história. A arte é uma manifestação humana criada com a essência e inspiração do seu momento, ultrapassando a história e as sociedades. Isto se deve ao fato de que se pode identificá-la e nomeá-la.

As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Em contato com essas produções o aluno do ensino fundamental pode exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginativas, organizadas em torno da aprendizagem artística e estética.

“A passagem do novo para o velho é, a partir daí, instantânea. É esse destino insuportável que as vanguardas conjuraram, fazendo-se históricas, considerando o movimento indefinido do novo como uma superação critica. Para conservar um sentido, para distinguir-se da decadência, a renovação deve identificar-se com uma trajetória que leva à essência da arte, ou seja, a uma redução e uma purificação.” (Compagnon, 1996:38).

Isto significa desenvolver a sensibilidade, a percepção e o entendimento das coisas, relacionando-as, questionando-as, buscando a sua razão de ser e principalmente, vivendo a beleza como uma dádiva da natureza e como criação humana, capaz de tornar a vida melhor e proporcionar ao homem um desenvolvimento espiritual constante na descoberta e intuição da riqueza infinita dos mistérios da vida que se revelam nas formas do belo natural e do belo artístico.

Contudo a arte, por ela mesma já diz tudo. Não é necessário estudar profundamente para entender o que uma obra quer dizer, basta apenas ver com os olhos do coração, desprovidos de qualquer nacionalidade e deixar-se envolver pela emoção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Toner, I hope you enjoy. The address is http://toner-brasil.blogspot.com. A hug.

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Oi Gostaria de saber se sabe onde posso encontrar artigos sobre arte.
Agradeço