domingo, 29 de julho de 2007

FINALIDADES DA ARTE

Duas concepções: a pedagógica e a expressiva predominam no correr da história das artes. Essas concepções estão relacionadas às finalidades da atividade artística.
A concepção pedagógica encontra sua primeira formulação em Platão e Aristóteles. Na República, expondo a pedagogia para a criação da cidade perfeita, Platão exclui da pólis os praticantes das artes imitativas.
Aristóteles desenvolve longamente o papel pedagógico das artes, particularmente a tragédia, que tem a função de produzir cartazes, isto é, a purificação espiritual dos espectadores.
A pedagogia artística se efetiva em duas modalidades: a primeira, a arte é o meio para a educação moral da sociedade, na segunda educa a sociedade para passar do natural e do material ao artístico.
Numa outra perspectiva, a arte é concebida como expressão que transforma num fim aquilo que para as outras atividades é um meio. As artes transfiguram a realidade para que tenhamos acesso verdadeiro a ela. Desequilibra o estabelecido, descobre movimentos, sons.
A arte inventa um mundo de cores, formas e volumes, massas, texturas, para nos dar a conhecer nosso próprio mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom, principalmente o final...