Atualmente a Arte-Educação atravessa um período efervescente. As bases teóricas de uma nova proposta de ensino das artes vêm, aos poucos, modificando a prática, com muitas discussões e experiências em torno de um novo modo de ensinar e aprender arte. Paralelamente, existe um movimento no sentido de reconhecimento da importância da Arte-Educação. Diversas organizações não governamentais envolvidas com educação têm centrado suas atividades em torno da arte.
Apesar do novo interesse pela educação em arte, o ensino nas escolas ainda é bastante precário. Uma série de problemas dificulta o processo de implantação da concepção de Arte-Educação: a escassez de publicações teóricas na área; a frágil formação da maioria dos professores de arte; a baixa qualidade de grande dos cursos de educação artística do país. Mas alguns passos foram dados no sentido de melhorar esta situação. A LDB-96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) manteve a obrigatoriedade do ensino das artes na educação básica. Os PCNs, lançados pelo MEC em 1998 e 1999, são instrumentos importantes de divulgação da proposta de Arte-Educação.
Considerando especificamente o ensino das artes plásticas, podemos identificar quatro concepções de Arte-Educação vigentes no Brasil. O ensino da música, da dança e do teatro.
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